Discente relata suas experiências na XII Escola do CBPF

Por em 8 de agosto de 2019

O discente Ramon de Sá Pereira do curso de Física Licenciatura – Campus Paulo VI esteve presente na XII Escola do CBPF, que foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, e contou como foi a experiência de participar de umas das mais importantes escolas de Física do país.

Reconhecido no cenário nacional e internacional como um dos principais centros de pesquisa em Física, o CBPF atrai o interesse de inúmeros pesquisadores e estudantes. Esse foi um dos motivos que fez o discente Ramon de Sá encarar as dificuldades e participar da escola. “O CBPF é referência em diversas linhas de pesquisa da Física. A excelência do Centro se deve à sua infraestrutura de ponta e ao alto nível dos pesquisadores que atuam por lá. Poder conhecer e conversar com alguns desses pesquisadores seria uma oportunidade única. E a Escola me deu essa oportunidade”, conta.

Durante os cinco dias de evento, o discente participou de três cursos voltados à sua área de pesquisa, aperfeiçoando mais ainda seu aprendizado. Para Ramon, os cursos “foram de um enriquecimento enorme e de uma oportunidade ímpar, pois foram ministrados pelas referências em cada linha de pesquisa dentro da Cosmologia.”

Um momento marcante durante a Escola foi o encontro com pesquisador italiano Ugo Moschella. “Foi maravilhoso poder conversar, ainda que brevemente, com o Ugo Moschella, pois ele foi um dos primeiro a utilizar o Gás de Chaplygin como candidato para a Energia Escura. Exatamente a motivação que utilizei para desenvolver o meu TCC. Fiquei extremamente realizado ao conhecê-lo”, ressalta.

“As experiências vividas durante a Escola do CBPF sem sombra de dúvidas significaram muito para minha forma威而鋼
ção acadêmica. Estou cada vez mais convicto do que pretendo continuar a trabalhar e deixo o CBPF com o desejo de retornar em breve”, conclui Ramon.