Programa de Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica, da CAPES, tem como designo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias; além de induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica.

VIGÊNCIA 2018/2020

O Curso de Física Licenciatura – Cidade Universitária Paulo VI, tem como título do projeto do Residência Pedagógica “Física Experimental na Prática Docente”, que esteve sob a orientação, inicialmente, do Prof. Dr. Edvan Moreira e, depois, do Prof. Dr. Welberth Santos Ferreira.

As escolas-campo que estavam recebendo os residentes do Curso de Física foram o Centro de Ensino Médio Cidade Operária I (CEM I) e Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA), matriz e anexo.

Confira aqui a Lista dos Alunos/Residentes do Programa.

 

⇒ INFORMES FINAIS DA VIGÊNCIA 2018-2019 PELO COORDENADOR DO PROJETO.

Informes finais do programa residencia pedagogica

 

AÇÕES REALIZADAS

Intervenção pedagógica no CINTRA

Atividades Experimentais nos laboratórios de Física da UEMA com estudantes do CEM I