Jogo de Tabuleiro Xadrexata é desenvolvido por Professor e Acadêmicos do curso de Física EAD da UEMA

Por em 15 de fevereiro de 2023

O Drº Márcio da Silva Tavares é professor e coordenador do curso de licenciatura em Física EAD da Universidade Estadual do Maranhão com apoio de alunos do curso desenvolveram um  tabuleiro de xadrez, porém não como todos conhecem, juntos eles fizeram um jogo que pode ser tanto divertido quanto didático, abordando assuntos da área de exatas para alunos do ensino médio. De acordo com o professor a ideia veio há 10 anos atrás mas acabou ficando engavetada todo esse tempo, porém, em 2021 o projeto teve andamento.

Modelo do Jogo Xadrexata

O nome do jogo é Xadrexata é um jogo de tabuleiro cujo enredo gira em torno do  tema da corrida pelo Nobel de Física. O jogo divide-se em 4 fases com estratégias diferentes que abordam vários conteúdos de Física, de forma Lúdica despertando o interesse e motivação dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. O projeto fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão(PIBEX) cujo objetivo é conceder bolsas de extensão a discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UEMA, contribuindo para a sua formação acadêmico- profissional, em um  processo de interação entre a Universidade e a sociedade em que está inserido, por meio do desenvolvimento de projetos de extensão.

Já foram feitas  aplicações do projeto em 3 escolas : Colégio Militar Tiradentes , Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa e Centro de Ensino Poeta Cunha Santos com alunos dos turnos da matutino e vespertino,  o jogo funciona como uma ferramenta motivadora que desperta o interesse d犀利士
os alunos pela atividade em forma de jogos que facilitam uma aprendizagem realmente significativa trabalhando os diversos conteúdos de Ciências  e, mais notadamente da Física. “ O objetivo é trazer o ensino da física de forma mais prazerosa possível , a gente sabe que a matemática, a física e química são disciplinas que afastam muito os alunos, então para abranger a todos nós resolvemos criar alguma coisa lúdica” afirmou o professor Márcio.

Professor Drº Márcio Tavares / Djailton Ribeiro de Sousa e Wescley Moura ex- acadêmicos do curso de Física da UEMA

“ Vejo isso como uma oportunidade ímpar e privilegiada, que me proporcionou muitos aprendizados e experiências educacionais nunca antes imaginadas. A aprendizagem ao longo do projeto ocorre em várias áreas de execução” afirmou Djailton Ribeiro de Sousa, um dos alunos do curso de física envolvidos no projeto.

“ O Xadrexata  é algo pedagógico que visa junto às crianças trazer elas para o mundo da ciência e o que a gente quer é adentrar as escolas” disse Wescley Moura, que também faz parte da equipe de criadores do jogo de tabuleiro.

De acordo com o professor e os seus alunos o próximo passo agora é fazer com que o jogo seja propagado em diversas escolas como ferramenta de ensino para estudantes de todas as idades.