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PIBID
♦ Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBID (2022-2023)
1 – Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
2 – Contribuir para a valorização do magistério;
3 – Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
4 – Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
5 – Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
6 – Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Mais informações em: <http://www.pibid.uema.br/>
→Subprojeto PIBID (2022-23): Física Licenciatura/ CECEN (Campus: São Luís)
Título: Análise da Perspectiva da Física no Novo Ensino Médio – Reflexão e Elaboração de Propostas para Formação e Capacitação dos Professores de Física
Coordenação: Profª. Drª. Wanessa David Canedo Melo (DFIS/CECEN)
Mais informações em: <http://www.pibid.uema.br/?page_id=1110>
Resultado do Edital de seleção de bolsistas: <https://www.uema.br/2022/10/pibid-resultado-final-da-selecao-dos-discentes-para-o-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia/>.
♦ [Programa de Residência Pedagógica (2018-2022)]
O Programa Residência Pedagógica, da CAPES, tem como designo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias; além de induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica.
VIGÊNCIA 2018/2020
O Curso de Física Licenciatura – Cidade Universitária Paulo VI, tem como título do projeto do Residência Pedagógica “Física Experimental na Prática Docente”, que esteve sob a orientação, inicialmente, do Prof. Dr. Edvan Moreira e, depois, do Prof. Dr. Welberth Santos Ferreira.
As escolas-campo que estavam recebendo os residentes do Curso de Física foram o Centro de Ensino Médio Cidade Operária I (CEM I) e Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA), matriz e anexo.
Confira aqui a Lista dos Alunos/Residentes do Programa.
⇒ INFORMES FINAIS DA VIGÊNCIA 2018-2019 PELO COORDENADOR DO PROJETO.
Informes finais do programa residencia pedagogica
AÇÕES REALIZADAS
Intervenção pedagógica no CINTRA
Atividades Experimentais nos laboratórios de Física da UEMA com estudantes do CEM I