Realizada a VI Semana de Física da UEMA

Por em 3 de outubro de 2019

Entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019 realizou-se a VI Semana de Física da UEMA sob a coordenação do Prof. Dr. Márcio da Silva Tavares – diretor do curso de Física EaD-UEMANet, com uma vasta programação que incluiu Palestras, Minicursos, Apresentação de Trabalhos orais e pôster, e ainda o fisicafé. O evento contou com a participação de pesquisadores com reconhecimento nacional e internacional por suas contribuições científicas ao longo de décadas, como por exemplo os professores Dr. Eudenilson Lins de Albuquerque (UFRN) e Dr. José Abdalla Helayël-Neto do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e, além destes, pesquisadores da UEMA, UFMA e IFMA participaram também do evento.

Toda a programação foi voltada para um público bem diversificado, discentes dos cursos regulares da UEMA, Programa Ensinar, EaD, desde calouros à veteranos, além de alunos do ensino médio de escolas da capital, com uma participação maciça via web conferência transmitida para os pólos dos cursos de Física do continente. As palestras e minicursos tiveram as seguintes temáticas:

1. 1. Introdução à 犀利士
    Estruturas de Larga Escala – Prof. Me. Fernando Moucherek (UEMA);
  2. 2. Albert Einstein e Paul Dirac: Emancipadores e Transgressores – Prof. Dr. José A. Helayël-Neto (CBPF);
  3. 3. Mapeamento de ruído usando o programa Google Earth Pro: uma proposta para o ensino de Física – Prof. Dr. Eduardo Diniz (UFMA);
  4. 4. Simulação Quântica de Moléculas Biológicas – Prof. Dr, Eudenilson L. Albuquerque (UFRN);
  5. 5. Cursos de Física da UEMA: Desafios e Perspectivas – Prof. Dr. Edvan Moreira (UEMA);
  6. 6. Nanotubos de Seção Transversal Quadrada e suas Propriedades Físicas – Prof. Dr. Samir Coutinho (IFMA);
  7. 7. Análise de Medidas de Impedância a partir do Modelo Brick-Layer – Prof. Dr. Manoel Junior (IFMA);
  8. 8. Gauss, Riemann e as Contribuições da Geometria para a Física – Prof. Dr. José Antonio Marão (UEMA/UFMA).

Minicursos:

Últimas Postagens