Ementas

1º PERÍODO

[toggle title=”ASLNCUE001 – Cálculo Vetorial e Geometria Analítica – 60h” load=”hide”]

Vetores no plano e no espaço; Produto Interno Usual; Perpendicularismo; Coordenadas Cartesianas, no plano e no espaço; Estudo da Reta, no plano e no espaço; Vetores em Coordenadas Cartesianas; Produto Interno em Coordenadas Cartesianas; Estudo do Plano; Posição relativa de Retas e de planos; Matrizes e Sistemas de Equações Lineares; O Método do Escoamento; Discussão do Sistema de Equação Linear; Inversão de Matriz; Cônicas e Quádricas.

Referências:

BOULOS, Paulo e CAMARGO, Ivan de. Geometria Analítica, um Tratamento Vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

DELGADO, J.; FRENSEL, K.; CRISSAFF, L. Geometria Analítica. 1. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2014.

LIMA, Roberto de Barros. Elementos de Álgebra Vetorial. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1972.

MELLO, D. A. de; WATANABE, Renate G. Vetores e uma iniciação à Geometria Analítica. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Makron, 2000.

FARIA, Nivaldo Gonçalves de. Cálculo Vetorial. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. 165p.

NATHAN, Moreira dos Santos. Vetores e Matrizes. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

SIMMONS, G. F. Cálculo com Geometria Analítica. 1. ed. São Paulo: Pearson, 1987. v.1; 830p.

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[toggle title=”ASLNCUE003 – Cálculo Diferencial – 60h” load=”hide”]

Números Reais; Limite de Função Real de uma Variável Real; Continuidade de Função Real de uma Variável Real; Derivada de Função Real de uma Variável Real; Regras Básicas de Derivação; Regra da Cadeia; Aplicações da Derivada em Esboço de Gráficos e em Problemas envolvendo Máximos e Mínimos de Função Real.

Referências:

ANTON, Howard; BIVENS, Irl C.; DAVIS, Stephen L. CÁLCULO. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. v.1; 664p.

GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. v.1; 580p.

LEITHOLD, L. Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Harbra, 1994. v.1; 684p.

MUNEM, M. A.; FOULIS, D. J. CÁLCULO 1. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982. 605p.

THOMAS, G. B.  Jr.  CÁLCULO. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2013. v.1; 656p.

SIMMONS, G. F. Cálculo com Geometria Analítica. 1. ed. São Paulo: Pearson, 1987. v.1; 830p.

APOSTOL, Tom M. Cálculo 1. Barcelona: Editorial Reverté, 1994. 771p.

FLEMMING, Diva Marilia; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: Funções, Limites, Derivação, Noções de Integração. 6 ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006.

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[toggle title=”ASLNCUE016 – Leitura e Produção Textual – 60h” load=”hide”]

Linguagem; Texto e Textualidade; Gramática do Texto; Critérios para análise da coerência e da coesão; Intertextualidade; Prática de leitura e produção de textos.

Referências:

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002.

KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Carlos Luiz. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2013.

PLATÃO, Fiorin. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1998.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramaticando 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

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[toggle title=”ASLNCUE017 – Sociologia da Educação – 60h” load=”hide”]

Teorias sociológicas da educação; Sociedade, Educação, Cultura e Valores; Estudo das concepções teóricas na educação, no discurso sociológico dos autores clássicos das ciências sociais e no discurso dos autores contemporâneos; Educação, Política e Sociedade: As relações no âmbito interno e externo do sistema escolar; Educação: Estabilidade e Conflito Social.

Referências:

CARVALHO, Alonso Bezerra de; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Introdução à Sociologia da Cultura – Max Weber e Norbet Elias. São Paulo: Avercamp, 2005. 172p.

CARVALHO, Alonso Bezerra de; SILVA, Wilton Carlos Lima da (Org.). Sociologia e Educação – Leituras e Interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006. 160p.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e a educação. São Paulo: Cortez, 1994.

KRUPPA, Sônia M. Portela. Sociologia da Educação – Série Formação do Professor. São Paulo: Cortez, 2016. 312p.

SOUZA, Renato Antonio de. Sociologia da Educação. São Paulo: Cengage, 2017. 96p.

LENHARD, Rudolf. Sociologia Educacional. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1985.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao Estudo da Escola no Processo de Transformação Social. São Paulo: Loyola, 1998.

PAIXÃO, Lea Pinheiro. Sociologia da Educação – Pesquisa e Realidade Brasileira. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 262p.

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[toggle title=”ASLNCUE096 – Filosofia da Educação – 60h” load=”hide”]

Filosofia da educação e suas raízes históricas; Fundamentos filosóficos da educação; concepção humanística – tradicional e moderna; A filosofia da práxis e a dimensão ontológica da educação; Problemas básicos em Filosofia da Educação; Educando e Educador: ideologia e utopia; repressão e libertação; Filosofia da educação no contexto brasileiro.

Referências:

ARANHA, Mª Lúcia de A.; MARTINS, Mª Helena P. Filosofando: Introdução à filosofia – Série Moderna Plus. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. 400p.

BRANDÃO, Carlos R. O QUE É EDUCAÇÃO, v.20. São Paulo: Brasiliense, 1995. 128p.

DOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: Um estudo introdutório. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 208p.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 8. ed. São Paulo: Ática, 2004. 168p.

SAVIANI, Demerval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 312p.

ANTONIO, José Carlos (Org.). Filosofia da Educação. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. 128p.

HEISENBERG, Werner. A Parte e o Todo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2000. 286p.

PRADO Jr. Caio. O que é filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1990.

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[toggle title=”ASLUFIS2N106 – Fundamentos dos Conceitos em Ensino de Física – 60h” load=”hide”]

A Física da Antiguidade; A Descrição do Sistema Planetário; Ptolomeu e Copérnico; A Renascença; Galileu; Newton e a Revolução Científica; A Física e a Revolução Industrial; A origem da Teoria Eletromagnética de Maxwell e do conceito de Campo; Os impasses da Física Clássica no Século XX; As Revoluções Científicas Modernas; Einstein e Planck; A Física do Mundo Contemporâneo; O Papel Social da Física.

Referências Básicas:

BASSALO, José Maria Filardo; FARIAS, Robson Fernandes de. Para Gostar de Ler a História da Física. Editora Atomo, Campinas-SP, 2010.

BRENNAN, R. Gigantes da Física: uma História da Física Moderna através de oito Biografias, ZAHAR, Rio de Janeiro – RJ, 2000.

PIRES, Antonio S. T. Evolução das ideias da física. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 478p.

ROCHA, J. F.; PONOZEK, R. I. L.; de PINHO, S. T. R.; ANDRADE, R. F. S.; FREIRE JUNIOR, O.; RIBEIRO FILHO, A. Origens e Evolução das Ideias da Física. EDUFBA, Salvador-BA, 2002.

WALKER, Jearl. O Circo Voador da Física. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 338p.

Referências Complementares:

Caderno Brasileiro de Ensino de Física [on-line]. Florianópolis, UFSC, 2017. Disponível na Word Wide Web: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/index> ISSN 2175-7941.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA [on-line]. São Paulo, SBF, 2017. Disponível na Word Wide Web: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/> ISSN 1806-9126.

HAWKING, S. On the Shoulders of Gigants: The Great Works of Physics and Astronomy. New York: Running Press Book Publishers, 2004. 1264p.

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2º PERÍODO

[toggle title=”ASLNCUE002 – Álgebra Linear – 60h” load=”hide”]

Espaço vetorial; Subespaço Vetorial; Base e Dimensão; Transformação Linear; Matriz de Transformação Linear; Posto de Matriz; Autovalores e Autovetores.

Referências:

BOLDRINI, J. L; COSTA, S. I. R.; RIBEIRO, V. L.; WETZLER, H. G. Álgebra Linear. 3. ed. Rio de Janeiro: Harbra, 1984. 424p.

CALLIOLI, C. A.; DOMINGUES, H. H.; COSTA, R. C. F. Álgebra Linear e Aplicações. 6. ed. rev. São Paulo: Atual, 2003.

ANTON, Howard; RORRES, Chris. Álgebra Linear com Aplicações. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 786p.

KOLMAN, Bernard; HILL, David R. ÁLGEBRA LINEAR COM APLICAÇÕES. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 628p.

STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. ÁLGEBRA LINEAR. São Paulo: Pearson Education, 1987. 583p.

LEON, Steve J. Álgebra Linear com Aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 450p.

LIPSCHUTZ, Seymour; MARC LARS LIPSON et al. Álgebra Linear. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 432p.

STRANG, G. Álgebra Linear e suas Aplicações. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

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[toggle title=”ASLNCUE004 – Cálculo Integral – 60h” load=”hide”]

Sequências e Séries Numéricas; Integral de Riemann de Função Real de uma Variável Real; Técnicas de Integração; Aplicações de Integral Definida.

Referências:

ANTON, Howard; BIVENS, Irl C.; DAVIS, Stephen L. CÁLCULO. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. v.2; 688p.

GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. v. 2 e 3; 496p.

LEITHOLD, L. Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Harbra. 1994. v. 1 e 2; 490p.

STEWART, J. Cálculo. 6. Ed. São Paulo: Pearson, 2014. v. 1 e 2.

THOMAS, G. B.  Jr.  CÁLCULO. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2013. v.2; 560p.

MUNEM, M. A.; FOULIS, D. J. CÁLCULO 2. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982. 484p.

DEMIDOVICH, B. Problemas e Exercícios de Análise Matemática. 6. ed. Moscou: Mir, 1987.

FLEMMING, Diva Marilia; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: Funções, Limites, Derivação, Noções de Integração. 6 ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006.

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[toggle title=”ASLNCUE099 – Psicologia da Educação – 60h” load=”hide”]

Concepções atuais da Psicologia da Educação; Aspectos gerais do processo de ensino-aprendizagem; Fatores psicológicos implicados na aprendizagem escolar; As teorias da aprendizagem; A interação Professor-Aluno no processo de ensino-aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem.

Referências:

BENJAMIN Jr.; LUDY, T. Uma Breve História da Psicologia Moderna. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 202p.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 304p.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia do Desenvolvimento Humano. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 112p.

JOSÉ, Elizabete de Assunção; COELHO, Maria Teresa. 12. ed. Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. 232p.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011. 248p.

PALANGANA, Isilda C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 6. ed. São Paulo: Summus, 2015. 176p.

MOREIRA, Mércia; COUTINHO, Maria Tereza da Cunha. Psicologia da educação. 4. ed. Belo Horizonte: Lê, 1995. 151p.

MOULY, George J. Psicologia Educacional. 9. ed. São Paulo: Thomson Learning, 1993. 529p.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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[toggle title=”ASLUFIS2N212 – Mecânica – 60h” load=”hide”]

Medição. Vetores. Movimento no Plano e no Espaço. Leis Fundamentais da Mecânica. Trabalho e Energia. Leis de Conservação: Energia e Quantidade de Movimento Linear. Cinemática e Dinâmica da Rotação. Equilíbrio dos Corpos Rígidos. Gravitação.

Referências Básicas:

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física Um Curso Universitário – Mecânica. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. v. 1, 508p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v.1, 372p.

JEWETT JR., John W.; SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros – mecânica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v.1, 488p.

SEARS, Francis; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A.; ZEMANSKY, Mark Waldo. Física I: MECÂNICA. 14. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2015. 448p.

TIPLER, Paul A; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações, ondas e termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.1, 759p.

Referências Complementares:

CHAVES, Alaor; SAMPAIO, J. F. Física Básica: Mecânica. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 328p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth. Física 1. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 368p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 1: Mecânica. 5. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2013. 394p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N213 – Experimentos de Mecânica – 60h” load=”hide”]

Teoria de erro; Medidas utilizando paquímetro; Movimento retilíneo, uniforme e variado; Movimento bidimensional; Verificação das Leis de Newton; Composição e decomposição de forças; Conservação de Energia; Momento Linear e Colisões; Cinemática e Dinâmica de Rotação; Equilíbrio Estático; Gravitação.

Referências Básicas:

FERREIRA, Welberth S.; MOUCHEREK, Fernando M. O.; MARÃO, José A. (Org.). Física: Coletânea de Aulas Práticas. São Luís: EDUEMA, 2012. 116p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v.1, 448p.

PIACENTINI, João J.; GRANDI, Bartira C. S.; HOFMANN, Márcia P.; DE LIMA, Flávio R. R.; ZIMMERMANN, Erika. Introdução ao Laboratório de Física. 5. ed. Florianópolis: UFSC, 2013. 126p.

SEARS, Francis; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A.; ZEMANSKY, Mark Waldo. Física I: MECÂNICA. 14. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2016. 448p.

VUOLO, José Henrique. Fundamentos da Teoria de Erros. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2015. 250p.

Referências Complementares:

CRUZ, Roque; CARVALHO, Cassiano de. Experimentos de física em microescala: mecânica. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1997. 39p.

JEWETT JR., John W.; SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros – mecânica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v.1, 488p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 1: Mecânica. 5. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2013. 394p.

TIPLER, Paul A; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações, ondas e termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.1, 824p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N214 – Prática Curricular na Dimensão Político Social – 135h” load=”hide”]

Formação da docência e uso de ferramentas didático-pedagógicas: práticas curriculares contextualizadas interdisciplinares e multidisciplinares. Dimensão político social da Educação. Contextualização das funções social e política da escola, envolta por problemáticas sociais, culturais e educacionais, em uma visão interdisciplinar e multidisciplinar.

Referências Básicas:

ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013. 128p.

GARCIA, Nilson M. D.; AUTH, Milton A.; TAKAHASHI, Eduardo K. Enfrentamento do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. 724p.

HENDGES, Graciela Rabuske; MOTTA-ROTH, Désirée. Produção textual na Universidade. São Paulo: Parábolas, 2010.

LÜDEK, Menga (Coord). O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MARTINS, Jorge Santos. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2005.

Referências Complementares:

GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi. Diálogo entre as Múltiplas Perspectivas na Pesquisa em Ensino de Física. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. 462p.

KRASILCHIK, M; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

NARDI, Roberto. Pesquisas em Ensino de Física. 3. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004. 152p.

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3º PERÍODO

[toggle title=”ASLNCUE005 – Cálculo de Funções de Várias Variáveis – 60h” load=”hide”]

Funções Real de Várias Variáveis Reais; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais e Derivada Direcional; Diferencial e Diferenciabilidade; Problemas de Extremos. Integrais Duplas, Integrais Triplas e Aplicações; Integral de Linha e de Superfície.

Referências:

GUIDORIZZI, H. L. Curso de Cálculo 3. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2002. 380p.

LEITHOLD, L. Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Harbra. 1994. v.2, 490p.

PINTO, D.; MORGADO, M. C. P. Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias Variáveis. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

STEWART, James. Cálculo. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017. v.2, 672p.

THOMAS, G. Cálculo. 11. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2009. v. 2.

ANTON, Howard; BIVENS, Irl C.; DAVIS, Stephen L. Cálculo. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. v.2, 688p.

ÁVILA, G. Cálculo das Funções de Múltiplas Variáveis 3. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 244p.

MUNEM, Mustafá A.; FOULIS, David J. Cálculo 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1982. 484p.

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[toggle title=”ASLNCUE006 – Equações Diferenciais – 60h” load=”hide”]

Equações Diferenciais de Primeira Ordem; Equações Diferenciais Lineares de Segunda Ordem; Equações Diferenciais Lineares com Coeficientes Constantes; Transformada de Laplace; Sistemas de Equações Diferenciais Lineares.

Referências:

BOYCE, William E.; DIPRIMA, Richard C. Equações Diferencias Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 680p.

BUTKOV, Eugene. Física Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988. 724p.

KREYSZIG, Erwin. Advanced Engineering Mathematics. 10. ed. New York: John Wiley, 2011. 1280p.

MACHADO, Kleber Daum. Equações Diferenciais Aplicadas, Vol. 1. Ponta Grossa: Todapalavra Editora Ltda. 2012. 750p.

ZILL, Dennis G. Equações Diferenciais. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 504p.

FIGUEIREDO, Djairo Guedes de. Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais. 2. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 1987. 274p.

OLIVEIRA, E. C.; TYGEL, M. Métodos Matemáticos para Engenharia. Rio de Janeiro: SBM, 2005.

COSTA, Gabriel B.; BRONSON, Richard. Equações Diferenciais. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 400p. (Coleção Schaum)

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[toggle title=”ASLNCUE014 – Política Educacional Brasileira – 60h” load=”hide”]

Políticas Educacionais: Determinantes Políticos, Históricos e Sociais; Aspectos Legais, Normativos e Organizacionais das Políticas Educacionais no Brasil; O Plano de Desenvolvimento da Educação como Política para a Educação no Brasil na Atualidade.

Referências:

ARAÚJO, Denise Silva. Políticas Educacionais: refletindo sobre seus significados. Revista Educativa. v. 13, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2010.

DOURADO, Luiz F.; PARO Vitor H. (Orgs). Políticas Públicas e Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001. 158p.

DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. Goiânia: Autêntica – Editora da UFG, 2011.

PINTO, José Marcelino de Rezende. O custo de uma educação de qualidade. In: CORREA, Bianca Cristina, GARCIA, Teise Oliveira (Orgs.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008.

VIEIRA, Sofia L. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasília: Editora Liber Livros, 2009.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº.9.394/96. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

Diretrizes Curriculares/ Secrataria de Estado da Educação do Maranhão. 3. ed. São Luís: SEDUC, 2014.

CAMINI, Lucia. Política e gestão educacional brasileira: uma análise do plano de desenvolvimento da educação / plano de metas compromisso todos pela educação (2007-2009). São Paulo: Outras Expressões, 2013. 252p.

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[toggle title=”ASLNCUE100 – Planejamento e Organização da Ação Pedagógica – 60h” load=”hide”]

Introdução ao Estudo do Planejamento; Fundamentos do Planejamento Educacional; Planejamento como Instrumento de Organização do Trabalho Pedagógico em Instituições Educativas; Projeto Político Pedagógico: Os Professores e o Planejamento; Cultura Organizacional e Formação Continuada de Professores: A Construção da Qualidade do Processo Educativo.

Referências:

GANDIN, Adriana Beatriz. Metodologia de Projeto na Sala de Aula: Relatos de uma Experiência. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004. 64p.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 407p.

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários À Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 102p.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2013. 216p.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006. 206p.

VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2011. 192p.

GUIMARÃES, A. A. et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2010.

OLIVEIRA, Antonio Carlos. Projeto pedagógico e práticas interdisciplinares: uma abordagem para os temas transversais. São Paulo: Avercamp, 2005.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: Como Construir o Projeto Político-pedagógico da Escola. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008. v.7; 157p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N321 – Ondas e Fluidos – 60h” load=”hide”]

Estática dos Fluidos. Dinâmica dos Fluidos. Oscilações. Ondas Mecânicas. Ondas em Meios Elásticos. Ondas Sonoras. Efeito Doppler. Termometria. Teoria Cinética dos Gases.

Referências Básicas:

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física Um Curso Universitário – Campos e Ondas. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 581p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v.2, 324p.

JEWETT JR., John W.; SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros – oscilações, ondas e termodinâmica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v.2, 280p.

SEARS, Francis; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A.; ZEMANSKY, Mark Waldo. Física II: TERMODINÂMICA E ONDAS. 14. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2016. 392p.

TIPLER, Paul A; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações, ondas e termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.1, 759p.

Referências Complementares:

CHAVES, Alaor; SAMPAIO, J. F. Física Básica: Gravitação, Fluídos, Ondas e Termodinâmica. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 260p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth. Física 2. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 339p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 2: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 5. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 375p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N322 – Experimentos de Ondas e Fluidos – 60h” load=”hide”]

Hidrostática: Princípio de Pascal e Arquimedes; Hidrodinâmica: Medição da velocidade de escoamento de um fluido (fenômeno de Venturi) e aplicações (tubo de Pitot), e medida da viscosidade de um fluido; Movimentos Periódicos: sistemas massa-mola; Pêndulo Simples; Pêndulo Físico; Energia Potencial Elástica de uma mola; Associação de molas em série e paralelo (cálculo de k); Ondas em Cordas Vibrantes; Ondas Estacionárias (determinação de uma Lei Física pelo Método Empírico); Ressonância; Determinação da Velocidade do Som no ar; Efeito Doppler.

Referências Básicas:

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física Um Curso Universitário – Campos e Ondas. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 581p.

FERREIRA, Welberth S.; MOUCHEREK, Fernando M. O.; MARÃO, José A. (Org.). Física: Coletânea de Aulas Práticas. São Luís: EDUEMA, 2012. 116p.

OGURI, Vitor. Métodos Estatísticos em Física Experimental. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 200p.

PERUZZO, Jucimar. Experimentos de Física Básica: Termodinâmica, Ondulatória e Óptica. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. 366p.

PIACENTINI, João J.; GRANDI, Bartira C. S.; HOFMANN, Márcia P.; DE LIMA, Flávio R. R.; ZIMMERMANN, Erika. Introdução ao Laboratório de Física. 5. ed. Florianópolis: UFSC, 2013. 126p.

Referências Complementares:

CRUZ, Roque; CARVALHO, Cassiano de. Experimentos de física em microescala: mecânica. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1997. 39p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 2: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 5. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 375p.

VUOLO, José Henrique. Fundamentos da Teoria de Erros. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2015. 250p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N323 – Prática Curricular na Dimensão Educacional – 135h” load=”hide”]

Atividade investigativa, no contexto educacional, de articulação entre os demais componentes curriculares, as diversas disciplinas e áreas específicas de interesse do estudante do Curso de Física Licenciatura à dimensão Educacional sobre os saberes da docência, significação social da profissão e relevância da atividade docente no espaço pedagógico.

Referências Básicas:

ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2013. 128p.

Caderno Brasileiro de Ensino de Física [on-line]. Florianópolis, UFSC, 2019. Disponível na Word Wide Web: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/index> ISSN 2175-7941.

HENDGES, Graciela Rabuske; MOTTA-ROTH, Désirée. Produção textual na Universidade. São Paulo: Parábolas, 2010.

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, vol. 14, n. 42, p.456-468, set./dez. 2009.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA [on-line]. São Paulo, SBF, 2019. Disponível na Word Wide Web: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/> ISSN 1806-9126.

Referências Complementares:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2006.

NARDI, Roberto. Educação em Ciências – da Pesquisa à Prática Docente. 4. ed. São Paulo: Escrituras, 2010. 144p.

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4º PERÍODO

[toggle title=”ASLNCUE008 – Estatística – 60h” load=”hide”]

Estatística e seus Objetivos; Apresentação Tabular e Gráfica; Estatística de Medidas Descritivas; Regressão Linear Simples e Correção Amostral; Introdução à Noção de Probabilidade; Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas; Distribuição de Variáveis Aleatórias; Funções de Variáveis Aleatórias; Esperança Matemática; Variânça e Covariânça; Distribuição de Probabilidade; Amostragem; Estimação de Parâmetros; Testes de Hipóteses; Testes de Significância; Qui-quadrados.

Referências:

MONTGOMERY, Douglas C.; RUNGER, George C. Estatística e Probabilidade para Engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 652p.

DEVORE, Jay L. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 712p.

LEVINE, David M.; STEPHAN, David F.; SZABAT, Kathryn A. Estatística – Teoria e Aplicações. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 792p.

MORETTIN, Pedro; BUSSAB, Wilton O. Estatística Básica. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 568p.

SPIEGEL, Murray R.; STEPHENS, L. J. Estatística. 4. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009. 600p. (Coleção Schaum)

FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de Estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 320p.

MORETTIN, Luis Gonzaga. Estatística Básica e Probabilidade. 7. ed. São Paulo: Makron Books, 2006.

WALPOLE, Ronald E.; MYERS, Raymond H.; MYERS, Sharon L.; YE, Keying. Probabilidade e Estatística. 8. ed. São Paulo: Pearson Education, 2009. 512p.

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[toggle title=”ASLNCUE097 – Didática – 60h” load=”hide”]

Contextualização da Didática; Componentes do processo ensino aprendizagem; Organização do trabalho docente; Planejamento e plano de ensino; Avaliação da Aprendizagem; Concepções e Práticas.

Referências:

ANTUNES, Celso. Como Desenvolver as Competências em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.

DE MAIO, Waldemar. Didática da matemática. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 161 p.

HAID, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2001.

HAYDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2008. 327 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2002.

SANT’ANNA, Ilza Martins; MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: aprender a ensinar, técnicas e reflexões…. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 126 p.

CANDAU, Vera Maria (org). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996

CANDAU, Vera Maria (org). Rumo a uma nova didática. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GANDI, Danilo. A Prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 2002.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2001.

LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar – fundamentos teóricos metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

ZABALA, Antoni. A Prática educativa – como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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[toggle title=”ASLNCUE103 – Avaliação Educacional e Escolar – 60h” load=”hide”]

Concepção e objetivos da avaliação educacional e escolar; Principais abordagens da avaliação educacional; Desafios teóricos e práticos da avaliação no âmbito do ensino fundamental e médio; Análise de instrumentos de avaliação.

Referências:

DEMO, Pedro. Avaliação Quantitativa. 10. ed. São Paulo: Autores Associados, 2010. 100p.

ESTEBAN, Mª Teresa. Avaliação: Uma prática em busca de novos sentidos. 6. ed. Rio de Janeiro: DP Et Alii Editora, 2008. 120p.

FERREIRA, Lucinete M. S. Retratos da avaliação: conflito, desvirtuando e caminhos para a suposição. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 128p.

HOFFMANN, Jussara Maria L. Avaliar para promover as setas do caminho. 14. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 144p.

HOFFMANN, Jussara Maria L. Avaliação: mito e desafio, uma perspectiva construtiva. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação de Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999. 184p.

VASCONCELLOS. Celso dos Santos. Avaliação: Concepção Dialética – Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 1998.

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Qualidade de Ensino: critérios e avaliação dos seus indicadores. São Paulo: FDE, 1998.

MEDIANO, Zélia D. Avaliação da Aprendizagem na escola de 1º grau IN CANDAU, Vera M. (Org.). Rumo a nova didática. Petrópolis: Vozes, 1998.

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[toggle title=”ASLUFIS2N429 – Eletricidade e Magnetismo – 60h” load=”hide”]

Carga e Matéria; O Campo Elétrico; A Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Capacitores e Dielétricos; Correntes e Resistência Elétrica; Força Eletromotriz e Circuitos Elétricos; Campo Magnético e Forças Magnéticas; A Lei de Ampère; A Lei de Faraday; Indutância; Propriedades Magnéticas da Matéria; Equações de Maxwell.

Referências Básicas:

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física Um Curso Universitário – Campos e Ondas. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 581p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v.3, 408p.

JEWETT JR., John W.; SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros – Eletricidade e Magnetismo. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v.3, 408p.

SEARS, Francis; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A.; ZEMANSKY, Mark Waldo. Física III: ELETROMAGNETISMO. 14. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2016. 488p.

TIPLER, Paul A; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: Eletricidade e Magnetismo, Óptica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.2, 556p.

Referências Complementares:

CHAVES, Alaor; SAMPAIO, J. F. Física Básica: Eletromagnetismo. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 280p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth. Física 3. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 378p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 3: Eletromagnetismo. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. 295p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N430 – Experimento de Eletricidade e Magnetismo – 60h” load=”hide”]

Processos de Eletrização; Linhas de Força; Campo Elétrico; Superfícies Equipotenciais; Voltímetro; Amperímetro; Multímetro; Resistividade; Condutores não-ohmicos; Ponte de Wheatstone; Resistores comerciais; Código de Cores de Resistores; Circuitos em Série; Lei de Malhas; Circuitos em Paralelo; Lei dos Nós; Circuito Misto; Carga e Descarga de Capacitores; Lei da Indução de Faraday; Campo Magnético no interior de um Solenóide.

Referências Básicas:

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física Um Curso Universitário – Campos e Ondas. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 581p.

FERREIRA, Welberth S.; MOUCHEREK, Fernando M. O.; MARÃO, José A. (Org.). Física: Coletânea de Aulas Práticas. São Luís: EDUEMA, 2012. 116p.

HELENE, Otaviano A. M.; VANIN, Vito R. Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981. 105p.

NETTO, H. P.; SUAREZ, F.; NETO, O. S. C.; RODRIGUES, O. Física Experimental. 9. ed. São Paulo: Nobel, 1985.

VUOLO, José Henrique. Fundamentos da Teoria de Erros. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2015. 250p.

Referências Complementares:

CAMPOS, Agostinho A. G.; ALVES, Elmo S.; SPEZIALI, Nivaldo L. Física experimental básica na universidade. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2009. 213p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 2: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 5. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 375p.

WATSON, W. Práticas de Física. Editora: Editorial Labor S. A., 1926. 691p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N431 – Funções Especiais – 60h” load=”hide”]

Métodos de Soluções de Equações Diferenciais Parciais: Separação de Variáveis; Funções Especiais: Função Gama e variações; Função Delta; Polinômios Ortogonais: Polinômios de Hermite; Polinômios de Legendre; Polinômios de Laguerre; Funções de Bessel.

Referências Básicas:

ARFKEN, George B.; WEBER, Hans J. Física Matemática: Métodos Matemáticos para Engenharia e Física. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 916p.

BASSALO, José Maria Filardo; CATTANI, Mauro Sérgio Dorsa. Elementos de Física Matemática: Equações Diferenciais Ordinárias, Transformadas e Funções Especiais. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010. v.1, 228p.

BASSALO, José Maria Filardo; CATTANI, Mauro Sérgio Dorsa. Elementos de Física Matemática: Equações Diferenciais Parciais e Cálculo das Variações. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. v.2, 160p.

BRAGA, Carmen L. R. Notas de Física Matemática – Equações Diferenciais, Funções de Green e Distribuições. São Paulo: Livraria da Física, 2006. 196p.

BUTKOV, Eugene. Física Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988. 724p.

Referências Complementares:

BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R. C. Elementary Differential Equations and Boundary Value Problems. 7. ed. New York: John Wiley & Sons., 2001. 745p.

KREYSZIG, Erwin. Matemática Superior para Engenharia. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. v.1, 448p.

KREYSZIG, Erwin. Matemática Superior para Engenharia. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. v.2, 288p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N432 – Prática Curricular na Dimensão Escolar – 135h” load=”hide”]

Atividade investigativa, no contexto escolar, de articulação entre os demais componentes curriculares, as diversas disciplinas e áreas específicas de interesse do estudante à dimensão Escolar sobre a formação dos saberes da docência, considerando a dimensão democrática e participativa na escola com vistas a elevar a qualidade da educação na Educação Básica.

Referências Básicas:

ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2014.

HENDGES, Graciela Rabuske; MOTTA-ROTH, Désirée. Produção textual na Universidade. São Paulo: Parábolas, 2010.

LÜDEK, Menga (Coord). O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MARTINS, Jorge Santos. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2005.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.

Referências Complementares:

Caderno Brasileiro de Ensino de Física [on-line]. Florianópolis, UFSC, 2019. Disponível na Word Wide Web: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/index> ISSN 2175-7941.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

MOROZ, Melania e GIANFALDONI, Mônica Helena T. Alves. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA [on-line]. São Paulo, SBF, 2019. Disponível na Word Wide Web: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/> ISSN 1806-9126.

SZYMANSKI, Heloisa. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro, 2011.

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5º PERÍODO

[toggle title=”ASLNCUE102 – Educação Especial e Inclusiva – 60h” load=”hide”]

Educação Especial: conceito, marcos históricos e socioculturais; Princípios e Fundamentos da Educação Inclusiva; Avaliação e Identificação das Necessidades Educacionais Especiais; Experiências Internacionais e Nacionais de Inclusão Educacional; Práticas Pedagógicas e o Acesso ao Conhecimento: ajustes, adequações e modificações no Currículo; O Atendimento Educacional Especializado e a Formação de Redes de Apoio.

Referências:

GOÉS, Maria Cecília R. de; LAPLANE, Adriane L. F. de (Org.). Políticas e práticas da educação inclusiva. 4. ed. São Paulo: Autores Associados, 2013. 160p.

ALENCAR, E. M. L. S. Tendências e desafios da educação especial. Brasília: MEC, 1994. 263p.

GLAT, Rosana (Org.). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CULTURA E COTIDIANO ESCOLAR – QUESTÕES ATUAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL VI. 2. ed. Rio de Janeiro: 7LETRAS, 2007. 210p.

SILVA, Shirley; VIZIM, Marli. EDUCAÇÃO ESPECIAL: MÚLTIPLAS LEITURAS E DIFERENTES SIGNIFICADOS. 1. ed. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2009. 192p.

CARNEIRO, Moacir Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 175p.

BRASIL. DECRETO Nº. 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2007. (Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007).

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2007. (Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº. 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº. 948, de 09 de outubro de 2007).

FRELLER, Cintia Copit; FERRARI, Marian Ávila de Lima e Dias; SEKKEL, Marie Claire (Org.). Educação Inclusiva Percursos na Educação Infantil: Laboratório de Estudos sobre o Preconceito – LaEP. 1. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2007. 130p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N535 – Óptica – 60h” load=”hide”]

Equações de Maxwell; Ondas Eletromagnéticas; Natureza e Propagação da Luz; Reflexão e Refração; Imagens; Interferência; Difração; Polarização; Introdução à Física Quântica; Condução Elétrica em Sólidos.

Referências Básicas:

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Óptica e Física Moderna. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v.4, 448p.

JEWETT JR., John W.; SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros – Luz, Óptica e Física Moderna. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. v.4, 472p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 4: Ótica, Relatividade e Física Quântica. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 359p.

SEARS, Francis; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A.; ZEMANSKY, Mark Waldo. Física IV: ÓTICA E FÍSICA MODERNA. 14. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2016. 556p.

TIPLER, Paul A; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: Eletricidade e Magnetismo, Óptica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.2, 556p.

Referências Complementares:

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física Um Curso Universitário – Campos e Ondas. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. v. 2; 581p.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth. Física 4. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 412p.

WALKER, Jearl. O Circo Voador da Física. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 338p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N536 – Experimento de Óptica – 60h” load=”hide”]

Banco Óptico; Reflexão da Luz; Espelhos Planos; Espelhos Côncavos e Convexos; Índice de Refração; Reflexão Total e Ângulo Limite; Lâminas de Faces Paralelas; Lentes Convergentes; Lentes Divergentes; Interferência e Películas Delgadas; Difração da Luz; Lei de Young; Polarização: Lei de Malus e Lei de Brewster.

Referências Básicas:

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física Um Curso Universitário – Campos e Ondas. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 581p.

FERREIRA, Welberth S.; MOUCHEREK, Fernando M. O.; MARÃO, José A. (Org.). Física: Coletânea de Aulas Práticas. São Luís: EDUEMA, 2012. 116p.

HELENE, Otaviano A. M.; VANIN, Vito R. Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981. 105p.

NETTO, H. P.; SUAREZ, F.; NETO, O. S. C.; RODRIGUES, O. Física Experimental. 9. ed. São Paulo: Nobel, 1985.

VUOLO, José Henrique. Fundamentos da Teoria de Erros. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2015. 250p.

Referências Complementares:

CAMPOS, Agostinho A. G.; ALVES, Elmo S.; SPEZIALI, Nivaldo L. Física experimental básica na universidade. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2009. 213p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 4: Ótica, Relatividade e Física Quântica. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 359p.

WATSON, W. Práticas de Física. Editora: Editorial Labor S. A., 1926. 691p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N537 – Mecânica Clássica – 60h” load=”hide”]

Formulação newtoniana da Mecânica. Movimento Unidimensional de uma Partícula, Movimento de uma Partícula em Duas e Três Dimensões, Movimento de um Sistema de Partículas, Força Central; Teoria de Pequenas Oscilações; Equações de Lagrange; Formalismo Hamiltoniano.

Referências Básicas:

BARCELOS NETO, João. Mecânica Newtoniana, Lagrangiana e Hamiltoniana. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2004. 431p.

LANDAU, L; LIFCHITZ, E. Curso de Física: Mecânica. 1. ed. São Paulo: Hemus, 2004. 235p.

LEMOS, Nivaldo A. Mecânica Analítica. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2007. 386p.

SYMON, Keith R. Mecânica. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 685p.

THORTON, Stephen T.; MARION, Jerry B.; Classical Dynamics of Particles and Sistems. 5. ed. Boston: Brooks/Cole, 2008. 656p.

Referências Complementares:

BARROS, Ivan de Queiroz; GARCIA, Manuel Valentim de Pera. Mecânica Analítica Clássica. São Paulo: Edgard Blücher, 1995. 144p.

FOWLES, Grant R.; CASSIDAY, George L. Analytical Mechanics. 7th ed. Belmont, CA: Thomson Brooks/Cole, 2005. 514p.

GOLDSTEIN, Herbert; POOLE, Charles P.; SAFKO, John L. Classical Mechanics. 3rd ed. San Francisco: Addison Wesley, 2002. 638p.

PINTO NETO, Antonio. Notas de aula da disciplina Mecânica Teórica I. São Luís: EDUFMA, 2003. 330p.

TAYLOR, John R. MECÂNICA CLÁSSICA. Porto Alegre: Bookman, 2013. 790p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N538 – Eletromagnetismo – 60h” load=”hide”]

Análise Vetorial, Eletrostática, Lei de Coulomb, Campo Elétrico, Lei de Gauss, Potencial Elétrico, Condutores em Campos Eletrostáticos, Energia Eletrostática, Multipolos Elétricos, Condições de contorno em superfície de descontinuidade, Campos Eletrostáticos em meios dielétricos, Correntes Elétricas, Lei de Ampère, Indução Magnética, A forma Integral da Lei de Ampere, A Lei de Faraday, Energia Magnética, Multipolos Magnéticos.

Referências Básicas:

BASSALO, José Maria Filardo. Eletrodinâmica Clássica. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2008. 385p.

GRIFFITHS, David J. Eletrodinâmica. 3. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011. 424 p.

MACHADO, Kleber Daum. Eletromagnetismo. Ponta Grossa, PR: Toda palavra, 2012. v.1; 1034p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 3: Eletromagnetismo. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. 295p.

REITZ, John R.; MILFORD, Frederick J.; CHRIST, Robert W. Fundamentos da Teoria Eletromagnética. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1982. 516p.

Referências Complementares:

CHAVES, Alaor; SAMPAIO, J. F. Física Básica: Eletromagnetismo. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 280p.

EDMINISTER, Joseph A.; NAHVI, Mahmood. Eletromagnetismo – Coleção Schaum – 350 Problemas Resolvidos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 360p.

NOTAROS, Branislav M. Eletromagnetismo. São Paulo: Pearson, 2012. 608p.

WANGSNESS, Roald K. Electromagnetic Fields. 2nd ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1986. 537p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N540 – Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Física – 60h” load=”hide”]

Introdução à prática de multimeios no ensino de Física; Parâmetros Curriculares Nacionais de Física (PCN+); Alfabetização Científica no Ensino de Física; Problematização e Contextualização no Ensino de Física; Utilização de aplicativos como ferramentas do processo ensino-aprendizagem; Práticas experimentais virtuais no Ensino de Física; Matemática como linguagem estruturante do pensamento físico; Abordagens histórico-filosóficas em sala de aula: questões e propostas; Avaliação e melhoria da aprendizagem em Física.

Referências Básicas:

ALLAN, Luciana. Escola.Com – Como As Novas Tecnologias Estão Transformando A Educação na Prática. 1. ed. São Paulo: Figurati, 2015. 176p.

CARVALHO, A. M. P. et. al. Ensino de Física. 1. ed. São Paulo: CENGAGE, 2010.

FERREIRA, W. S.; LUZ, R. R.; SILVA, R. C. F. Multimeios Aplicados ao Ensino de Física. 1. ed. São Luís: EDUEMA, 2019.

SANTOS, E. (Org.). Mídias e Tecnologia na Educação Presencial e À Distância – Série Educação. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 272p.

TORI, R. Educação Sem Distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. 193p.

Referências Complementares:

ALMEIDA, Maria Elizabeth. Informática e Formação de Professores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação SEED, 2000. v.1.

BETTEGA, Maria Helena. Educação Continuada na Era Digital. Questão da Nossa Época, São Paulo: Cortez, 2004.

CARNEIRO, Raquel. Informática na Educação: representações sociais do cotidiano. Coleção Questão da Nossa Época. São Paulo: Cortez, 2002.

Coleção Informática para a Mudança na Educação- Aprendizes do Futuro: As Inovações Começaram Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.

FAGUNDES, Léa et al. Aprendizes do Futuro: As Inovações Começaram! Coleção Informática para a Mudança na Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.

FREIRE, W. Tecnologia e Educação – As Mídias na Prática Docente. 1. ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008. 132p.

HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do Professor para a Internet: Completo e Fácil. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

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6º PERÍODO

[toggle title=”ASLNCUE021 – Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – 60h” load=”hide”]

Língua Brasileira de Sinais: Histórico e Fundamentos Legais; A Singularidade Linguística de LIBRAS e seus Efeitos sobre a Aquisição da Linguagem e Aquisições Culturais; Noções Práticas de LIBRAS: gramática, vocabulário e conversação.

Referências:

FELIPE, Tanya. Libras em Contexto: Curso Básico, Livro do Estudante. 8. ed. Rio de Janeiro: WalPrint Gráfica e Editora, 2009.

FERNANDES, Eulália. Surdez e Bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.

FRANCO, Telma. Bulling contra surdos: a manifestação silenciosa da resiliência. Curitiba: Appris, 2014.

FRIZANCO, Mary; HONORA, Márcia. Livro Ilustrado de Língua de Sinais Brasileira: desvendando a comunicação usada pelas pessoas surdas. v.1. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.

FRIZANCO, Mary; HONORA, Márcia. Livro Ilustrado de Língua de Sinais Brasileira: desvendando a comunicação usada pelas pessoas surdas. v.2. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.

FRIZANCO, Mary; HONORA, Márcia. Livro Ilustrado de Língua de Sinais Brasileira: desvendando a comunicação usada pelas pessoas surdas. v.3. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.

GESSER, Audrei. Libras? Que Língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.

GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: Linguagem e Cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus Editora, 2001.

LODI, Ana; HARRISON, Kathryn; CAMPOS, Sandra (Orgs.). Leitura e Escrita no Contexto da Diversidade. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

NOVAES, Edmarcius Carvalho. Surdos: educação, direito e cidadania. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2010.

WITKOSKI, Silva. Educação de Surdos, pelos próprios Surdos: uma questão de direitos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012.

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[toggle title=”ASLUFIS2N644 – Termodinâmica – 60h” load=”hide”]

Sistemas Termodinâmicos; Termometria; Variáveis e Equações de Estado; Diagrama PVT; Trabalho e Primeira Lei da Termodinâmica; Equivalente Mecânico de Calor; Energia Interna; Entalpia; Ciclo de Carnot; Mudanças de Fase; Segunda Lei Termodinâmica; Entropia; Primeira e Segunda Lei Combinadas; Potenciais Termodinâmicos; Teoria Cinética de um Gás Ideal; Distribuição de Velocidades Moleculares.

Referências Básicas:

CALLEN, H. B. Thermodynamics and an Introduction to Thermo-statistics. 2th ed. New York: Wiley, 1985.

OLIVEIRA, M. J. TERMODINÂMICA. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2012. 439p.

SEARS, F. W.; SALINGER, G. L. Termodinâmica, Teoria Cinética e Termodinâmica Estatística. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1979.

VAN WYLEN, G.; SONNTAG, R.; BORGNAKKE, C. Fundamentos da Termodinâmica Clássica. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003. 589p.

ZEMANSKY, Mark W. Calor e Termodinâmica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978. 593p.

Referências Complementares:

LUIZ, A. M. TERMODINÂMICA – TEORIA E PROBLEMAS RESOLVIDOS. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 176p.

PÁDUA, Antonio Braz de; PÁDUA, Cléia Guiotti de. Termodinâmica: Uma Coletânea de Problemas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2006. 270p.

REIF, F. Fundamentals of Statistical and Thermal Physics. New York: McGraw-Hill Book, 1965.

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[toggle title=”ASLUFIS2N645 – Física Moderna – 90h” load=”hide”]

Teoria da Relatividade Restrita; Radiação Térmica e a Origem da Teoria Quântica; Descoberta do Núcleo Atômico; A Teoria de Bohr para a Estrutura Atômica; Partículas e Ondas; A Versão de Schrödinger da Mecânica Quântica; Soluções da Equação de Schrödinger; Átomos de um elétron; Momentos de Dipolo Magnético, Spin e Taxas de Transição; Átomos Multieletrônicos.

Experimentos: Radiação do Corpo Negro; Determinação da razão h/e através da observação do efeito foto-elétrico; Determinação da carga elementar pela experiência de Millikan; Difração de raios X e de elétrons; Espalhamento Compton.

Referências Básicas:

BAUER, Wolfgang; WESTFALL, Gary D.; DIAS, Helio. FÍSICA PARA UNIVERSITÁRIOS – ÓPTICA E FÍSICA MODERNA. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2013. 370p.

CARUSO, Francisco; OGURI, Vitor. FÍSICA MODERNA: ORIGENS CLÁSSICAS E FUNDAMENTOS QUÂNTICOS. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 616p.

EISBERG, R. Fundamentos de Física Moderna. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1979.

EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. FÍSICA QUÂNTICA. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 928p.

TIPLER, Paul A.; LLEWELLYN, Ralph A. FÍSICA MODERNA. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 500p.

Referências Complementares:

CHESMAN, Carlos; ANDRÉ, Carlos; MACÊDO, Augusto. Física Moderna – Experimental e Aplicada. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2004. 291p.

GASIOROWICZ, S. Física Quântica. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1988.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 4: Ótica, Relatividade e Física Quântica. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 359p.

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: física moderna: mecânica quântica, relatividade e a estrutura da matéria. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. v.3; 277p.

TOVOLARO, C. R. C. Física Moderna Experimental. 3. ed. Barueri – SP: Manole, 2016. 158p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N646 – Metodologia do Ensino de Física – 60h” load=”hide”]

Método científico. O ensino de Física a nível básico. Os processos de avaliação da aprendizagem em Física. Estratégias para o ensino de Física teórica e experimental considerando os tópicos de Física em nível básico, planejamento (elaboração de planos de aula), aperfeiçoamento e produção de material teórico e experimental e sua utilização na educação básica. Análise de livros-texto e propostas curriculares de Física. Avaliação da adequação de aulas teórico-expositivas e planos de aula. O uso de material alternativo na elaboração de experimentos simples para utilização no ensino de Física.

Referências Básicas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR Nº14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro, 2011.

CARVALHO JUNIOR, G. D. AULA DE FÍSICA: Do Planejamento à AVALIAÇÃO. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 120p.

CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage, 2014. 164p.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico. São Paulo: Respel, 2012. 217p.

SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica. 11. ed. (rev. atual. ampl.) – Niteroi, RJ: Impetus, 2015. 364p.

Referências Complementares:

Caderno Brasileiro de Ensino de Física [on-line]. Florianópolis, UFSC, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/index> ISSN 2175-7941.

CANDIOTTO, Cesar; BASTOS, C. L.; CANDIOTTO, K. B. B. Fundamentos da Pesquisa Científica: Teoria e Prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 168p.

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: Métodos e Técnicas de Pesquisa: Monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008. 320p.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA [on-line]. São Paulo, SBF, 2017. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/> ISSN 1806-9126.

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[toggle title=”ASLUFIS2N647 – Experimento de Termodinâmica – 60h” load=”hide”]

Leis da Termodinâmica e Transferência de Calor; Propriedades Térmicas da Matéria: Dilatação Térmica de um Sólido e Líquido; Calor Específico: Determinação do equivalente em água de um calorímetro; Calor Específico: Determinação do calor específico de um sólido; Propriedades dos Gases: Transformação Isotérmica (Lei de Boyle-Mariotte) e Cinética dos Gases.

Referências Básicas:

FERREIRA, Welberth S.; MOUCHEREK, Fernando M. O.; MARÃO, José A. (Org.). Física: Coletânea de Aulas Práticas. São Luís: EDUEMA, 2012. 116p.

NETTO, H. P.; SUAREZ, F.; NETO, O. S. C.; RODRIGUES, O. Física Experimental. 9. ed. São Paulo: Nobel, 1985.

PERUZZO, J. Experimentos de Física Básica: Termodinâmica, Ondulatória e Óptica. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2012. 366p.

PIACENTINI, João J.; GRANDI, Bartira C. S.; HOFMANN, Márcia P.; DE LIMA, Flávio R. R.; ZIMMERMANN, Erika. Introdução ao Laboratório de Física. 5. ed. Florianópolis: UFSC, 2013. 126p.

SANTORO, A.; MAHON, J. R.; OLIVEIRA, J. U. C. L; MUNDIM FILHO, L. M.; OGURI, V. (Org.); DA SILVA, W. L. P. ESTIMATIVAS E ERROS EM EXPERIMENTOS DE FÍSICA. 3. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. 140p.

Referências Complementares:

GUIMARÃES, P. S. AJUSTE DE CURVAS EXPERIMENTAIS. 1. ed. Santa Maria – RS: UFSM, 2001. 255p.

SEARS, F. W.; SALINGER, G. L. Termodinâmica, Teoria Cinética e Termodinâmica Estatística. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1979.

ZEMANSKY, Mark W. Calor e Termodinâmica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978. 593p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N648 – Estágio Curricular Supervisionado Anos Finais do Ensino Fundamental – 135h” load=”hide”]

Inserção da Física no Ensino Fundamental: o quê? Por quê? Quem? e Como? Discussão das orientações das legislações, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências no nível fundamental de ensino. Conhecimento Físico no Ensino Fundamental ao longo da história da Educação Brasileira; O conhecimento físico e suas interfaces no Ensino Fundamental; Análises dos livros didáticos de Ciências, Propostas Curriculares, Projetos de Ensino e Materiais Didáticos Nacionais e/ou Internacionais; Seleção e Organização de Conteúdos e Atividades Curriculares; Estratégias Didáticas; Perfil; Identidade e Postura do Professor dessa etapa de Ensino.

Referências Básicas:

CARVALHO, A. M. P. CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos de pesquisa, n. 101, p. 152-168, jul. 1997.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 368p.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012. 296p.

SCHROEDER, C. A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.29, n.1, p. 89-94, jan. 2007.

TOSCHI, M. S.; LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. Educação Escolar – Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo: Cortez, 2012. 544p.

Referências Complementares:

Caderno Brasileiro de Ensino de Física [on-line]. Florianópolis, UFSC, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/index> ISSN 2175-7941.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA [on-line]. São Paulo, SBF, 2019. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/> ISSN 1806-9126.

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7º PERÍODO

[toggle title=”ASLNCUE098 – Gestão Educacional e Escolar – 60h” load=”hide”]

Gestão Escolar: Tipos, Problemas, Limites, Competência Técnica e Compromisso Político-Social; Gestão Escolar no Contexto da Legislação; Papel do Gestor Escolar e do Coordenador Pedagógico na Gestão Participativa; A Organização do Sistema Educacional: Currículo, Projeto Político-Pedagógico e Avaliação Institucional; O Processo Pedagógico.

Referências:

BELLOTO, Aneridis Aparecida Monteiro; RIVERO, C. M. L.; GONSALVES, E. P. (Orgs.). Interfaces da Gestão Escolar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2013. 120p.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão Escolar: Teoria e Prática. 6. ed. Barueri-SP: Heccus Editora, 2013. 304p.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. (rev. e ampl.) São Paulo: Cortez, 2016. 232p.

BERNARDO, João. Democracia Totalitária – Teoria e Prática da Empresa Soberana. São Paulo: Cortez, 2004. 168p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2014.

LUCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 9. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011. 116p.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (Org.) Gestão Educacional: Novos Olhares Novas Abordagens. 9. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011. 120p.

HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na Escola: artes e ofícios da participação coletiva. 18. ed. Campinas: Papirus, 1994. 128p.

LISITA, Verbana Moreira S. de S.; SOUSA, Luciana Freire E. C. P. (Orgs.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 240p.

PREEDY, Margaret. Gestão em Educação: Estratégia, Qualidade e Recursos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2013. 216p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N751 – Mecânica Estatística – 60h” load=”hide”]

Introdução ao Método Estatístico; Descrição Estatística de Sistemas de Partículas; Ensemble Microcanônico; Ensemble Canônico; Gás Clássico no Formalismo Canônico; Ensemble Grande Canônico e Ensemble das Pressões.

Referências Básicas:

CALLEN, H. B. Thermodynamics and an Introduction to Thermo-statistics. 2nd ed. New York: Wiley, 1985.

LEONEL, E. D. FUNDAMENTOS DA FÍSICA ESTATISTICA. São Paulo: Edgard Blücher, 2015. 420P.

REIF, F. Física Estadística. 2. ed. Barcelona: Editorial Reverté, 1993. 411p.

SALINAS, Silvio. Introdução à Física Estatística. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, 2005. 472p.

HUANG, K. INTRODUCTION TO STATISTICAL PHYSICS. 2. ed. Florida: Chapman & Hall/CRC, 2009. 334p.

Referências Complementares:

CASQUILHO, J. P.; TEIXEIRA, P. I. C. Introdução à Física Estatística. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2012. 426p.

PATHRIA, R. K. Statistical Mechanics. Oxford: Pergation Press, 1972.

REIF, F. Fundamentals of Statistical and Thermal Physics. Tokyo: 1965.

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[toggle title=”ASLUFIS2N752 – Mecânica Quântica – 60h” load=”hide”]

Os Limites da Física Clássica; Pacotes de Ondas e as Relações de Incerteza; A Equação de Onda de Schrödinger; Autofunções e Autovalores; Potenciais Unidimensionais; Operadores da Mecânica Quântica; Sistemas de N Partículas; A Equação de Schrödinger em Três Dimensões; Momento Angular; O átomo de Hidrogênio.

Referências Básicas:

BICUDO, P.; SACRAMENTO, P. D.; CARDOSO, M.; CORREIA M. M.; MARTINS, S. F.; MONTEIRO, R.; PAULOS, M. F.; ROSA, J. G.; SANTOS, J. E. MECÂNICA QUÂNTICA. 2. ed. Lisboa: IST Press, 2017. 412p.

DE TOLEDO PIZA, A. F. R. MECÂNICA QUÂNTICA. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, 2009. 632p.

GASIOROWICZ, S. Física Quântica. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1988.

GRIFFITHS, David. MECÂNICA QUÂNTICA. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 350p.

MAHON, J. R. P. Mecânica Quântica – Desenvolvimento Contemporâneo com Aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 608p.

Referências Complementares:

COHEN-TANNOUDJI, C. Quantum Mechanics. New York: John Wiley, 1977. v.1; 914p.

EISBERG, R. M., “Fundamentos de Física Moderna”, Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1979.

EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. FÍSICA QUÂNTICA. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 928p.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 4: Ótica, Relatividade e Física Quântica. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. 359p.

PESSOA JUNIOR, Osvaldo. Conceitos de FÍSICA QUÂNTICA. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2006. v.2; 140p.

SAKURAI, J. J.; NAPOLITANO, J.  Mecânica Quântica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 568p.

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[toggle title=”ASLUFIS2N753 – Projeto de Pesquisa – 60h” load=”hide”]

Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Física e/ou em Pesquisa em Física Aplicada: perspectivas teóricas, propostas inovadoras e recursos didáticos atuais; Desenvolvimento de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em perspectiva investigativa.

Referências Básicas:

BELL, J.; WATERS, S. Doing Your Research Project: A Guide For First-Time Researchers (UK Higher Education OUP Humanities & Social Science Study S). 6th ed. (Revised Edition) London: Open University Press, 2014. 320p.

COSTA, M. A. F. da; COSTA, M. F. B. da. Projeto de Pesquisa – Entenda e Faça. 6. ed. Petropólis: Vozes, 2015. 144p.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 192p.

SANTOS, C. R. Trabalho de Conclusão de Curso – Guia de Elaboração Passo a Passo. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 80p.

TOFFANO, C. B.; FUMANGA, M.; KAHLMEYER-MERTENS, R. S. Como Elaborar Projetos de Pesquisa – Linguagem e Método. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV EDITORA, 2014. 140p.

Referências Complementares:

Caderno Brasileiro de Ensino de Física [on-line]. Florianópolis, UFSC, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/index> ISSN 2175-7941.

CAMARGO, S; GENOVESE, L. G. R.; DRUMMOND, J. M. H. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; NICOT, Y. E.; NASCIMENTOS, S. S. (Org.). Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014. 494p.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 242p.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA [on-line]. São Paulo, SBF, 2019. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/> ISSN 1806-9126.

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[toggle title=”ASLUFIS2N755 – Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio – 180h” load=”hide”]

Fases do Estágio Supervisionado. Aplicabilidade de conhecimentos específicos de Física e técnicas didáticas; Metodologia dos processos de ensino e aprendizagem de Física em situações concretas de escolarização, possibilitando a realização de microaulas diretamente ligadas ao preparo para o ensino, material didático e recursos paralelos para maior eficácia do trabalho formativo.

Referências Básicas:

CARVALHO, A. M. P. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura (Coleção Ideias em Ação). São Paulo: Cengage, 2013. 192p.

CARVALHO, A. M. P.; RICARDO, E. C.; SASSERON, L. H.; ABIB, M. L. V. S.; PIETROCOLA, M. Ensino de Física – Coleção Idéias em Ação. São Paulo: Cengage, 2011, 176p.

GENOVESE, L. G. R.; GENOVESE, C. L. C. R. LICENCIATURA EM FÍSICA – ESTÁGIO SUPERVIONADO EM FÍSICA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES. Goiânia: UFG, 2012. 208p.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012. 296p.

TOSCHI, M. S.; LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. Educação Escolar – Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo: Cortez, 2012. 544p.

Referências Complementares:

CARVALHO, A. M. P. CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos de Pesquisa, n. 101, p. 152-168, jul. 1997.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 368p.

SCHROEDER, C. A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 89-94, jan. 2007.

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8º PERÍODO

[toggle title=”ASLUFIS2N858 – Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar – 90h” load=”hide”]

Análises de situações da prática educacional que enfatizem o desempenho profissional criativo a partir de observação, participação, planejamento, execução e avaliação institucional, de modo a possibilitar a inserção do aluno no contexto profissional, por meio da vivência de situações práticas de natureza pedagógica e atividades específicas às diferentes modalidades no processo educacional. Acompanhamento dos projetos realizados pelas escolas.

Referências Básicas:

BELLOTO, Aneridis Aparecida Monteiro; RIVERO, C. M. L.; GONSALVES, E. P. (Orgs.). Interfaces da Gestão Escolar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2013. 120p.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão Escolar: Teoria e Prática. 6. ed. Barueri-SP: Heccus Editora, 2013. 304p.

LUCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 9. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011. 116p.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. (rev. e ampl.) São Paulo: Cortez, 2016. 232p.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: Práticas sociais, aulas, saberes e políticas. Curitiba: Champagnat, 2004.

Referências Complementares:

ALARCAO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2010.

HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na Escola: artes e ofícios da participação coletiva. 18. ed. Campinas: Papirus, 1994. 128p.

SASSAKI, R. Inclusão / Construindo uma Sociedade para Todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

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[toggle title=”ASLUFIS2N860 – Trabalho de Conclusão de Curso-TCC – 0h” load=”hide”]

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♦ Disciplinas Optativas:

[toggle title=”Optativas” load=”hide”]

ASLUFIS2N970 – Tópicos Emergentes – 60h

ASLUFIS2N971 – Eletrodinâmica – 60h

ASLUFIS2N972 – Física do Estado Sólido

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