Departamento

Chefe do Departamento de Física (DFIS):  Prof. Dr. Edvan Moreira.

Secretária: Deusa Serra.

Descrição sucinta:
• No dia de hoje somos bombardeados por uma gama de informações que despertam nossa curiosidade. Perguntas tais como: O Universo está se expandindo? As estrelas nascem e morrem?  De que são feitas as coisas: de partículas ou de cordas? o que é um computador quântico?
• Dessa forma, compreender estas questões exige uma formação rigorosa e que pode ser suprida pelos docentes do Departamento de Física.

  • ⇒ O Departamento de Física (DFIS) do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) foi criado para atender aos cursos de Engenharia da UEMA na extinta FESM (Federação das Escolas Superiores do Maranhão) na década de 70 e que posteriormente foi transformada na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, através da Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981, passando a pertencer à Unidade de Estudos Básicos. O corpo docente qualificado está voltado para o tripé acadêmico: Ensino, Pesquisa e Extensão; contando atualmente com 10 professores efetivos em atividade, 11 professores substitutos e 2 técnicos administrativos para atender aos vários Cursos da UEMA e seus discentes das Engenharias, Formação de Oficiais (CFO-Bombeiro), Bacharelados e Licenciaturas.

• No ENSINO, o DFIS (atualmente alocado no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN) atende à vários Cursos de Graduação e Pós-Graduação:

  1. 1. Física Licenciatura;
  2. 2. Física Licenciatura à Distância (Física EaD – UEMANet);
  3. 3. Formação Pedagógica em Física (EaD – UEMANet);
  4. 4. Física Licenciatura do Programa Ensinar – Formação de Professores da UEMA (5 pólos);
  5. 5. Engenharias: Civil, Mecânica, Produção, Computação, Pesca e Agronomia.
  6. 6. Formação de Oficiais – CFO Bombeiro;
  7. 7. Ciências: Matemática, Biologia (Bacharelado e Licenciatura) e Química.
  8. 8. Pós-Graduação:
    1. 8.1 Engenharia Aeroespacial (PPGEA/RNA);
    2. 8.2 Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – Pólo 63.

• Linhas de Pesquisas: Astronomia e Astrofísica; Física Teórica; Física de Materiais; Nanociência & Nanotecnologia (N&N) e Educação.
• Infraestrutura com Laboratórios de Ensino (Mecânica, Ondas e Fluidos, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, Óptica e Física Moderna) e Investigação.
+ Experiência de formação de professores de Física.

Horário: Horário administrativo (9h às 18h)
Email: departamento@fisica.uema.br
Telefone: 2016-8100  (Ramal 5030)
Endereço: Cidade Universitária Paulo VI (próximo à UEMANet), ao lado da Biblioteca Central.