OBAFIS e SAMA realizarão observação do eclipse lunar e oposição de Marte no dia 27 de julho


Por em 14 de julho de 2018



Foto: Costas Baltas

O Observatório Astronômico da Física (OBAFIS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  e a Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA) estarão realizando no dia 27 de julho, em uma ação conjunta, no Viva Cidade Operária, a observação do eclipse parcial lunar e oposição de Marte aberto para toda a comunidade.  Em São Luís, o eclipse poderá ser observado apenas de forma parcial, isto é, onde a Lua não ficará totalmente encoberta pela sombra da Terra. O início do eclipse poderá ser acompanhado pela comunidade logo ao nascer da Lua, previsto para às 18h.

Também ocorrerá na mesma noite do dia 27 a oposição do planeta Marte, que ocorre a cada 26 meses, momento onde a Terra passa entre Marte e o Sol. Os astrônomos chamam isso de “oposição” porque, visto da Terra, Marte surge no céu do lado oposto ao Sol. As melhores observações ocorrem quando Marte atinge o seu ponto de periélio, ponto mais próximo da sua órbita em relação à Terra, ou em suas vizinhanças. Neste di樂威壯
a, o planeta vermelho estará 57,7 milhões km mais perto da Terra, o que o deixará mais brilhante no céu e uma melhor visualização da sua superfície.

Durante a noite do dia 27 de julho também será possível observar o planeta Júpiter, famoso por ser o maior planeta do nosso sistema solar e dono das famosas luas galileanas, são elas: Io, Calisto, Europa e Ganimedes. Será uma noite recheada de atrações astronômicas.



Últimas Postagens