Observatório Astronômico do curso de Física irá realizar a observação do eclipse no dia 21

Um dos mais belos espetáculos da natureza irá ocorrer novamente no dia 21 de agosto. Os privilegiados dessa vez serão aqueles que moram na América do Norte e que verão a Lua cobrir o Sol em sua totalidade. Nos Estados Unidos, uma faixa de 113 km será coberta pela escuridão mobilizando milhões de pessoas em 14 estados. Já no Brasil o eclipse poderá ser visto apenas de forma parcial nas regiões Norte e Nordeste.

São Luís será a terceira melhor capital para observar o eclipse no país, com a Lua bloqueando cerca de 39,4% dos raios solares. Em novembro de 2013, o Maranhão também esteve na penumbra e naquela ocasião o Sol foi bloqueado por cerca de 30%. Apesar do pequeno acréscimo no eclipse desse ano, vale muito a observação. Nesse sentido, o Observatório Astronômico do curso de Física da UEMA (OBAFIS/UEMA) realizará a observação do eclipse solar parcial para toda a comunidade acadêmica e geral.

Eclipse Solar Parcial em São Luís 03/11/2013. Foto: Ramon de Sá

SOBRE A OBSERVAÇÃO

A observação ocorrerá ao lado do prédio de Física e Matemática, localizado no Campus Paulo VI em São Luís, com início às 16h15min.

Apesar de carregar o nome de Observatório Astronômico, a observação do eclipse solar parcial é apenas uma atividade entre o diversificado quadro de ações que o OBAFIS realiza para a propagação da astronomia na cidade de São Luís. O projeto ainda realiza a exibição do documentário “Cosmos” na universidade, apresenta palestras para o público infanto-juvenil nos municípios que formam a grande São Luís e esteve durante seis (06) meses preparando alunos de escolas públicas para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

 

ATENÇÃO! NUNCA olhe diretamente para o Sol, poderá causar danos irreversíveis aos seus olhos.

Compartilhar.