I Encontro Maranhense de Física (on-line e gratuito) começará na próxima segunda-feira, dia 06/07/2020 às 9h

Por em 29 de junho de 2020

犀利士
image-1676 size-medium” src=”http://www.fisica.uema.br/wp-content/uploads/2020/06/logo-evento-300×190.png” width=”300″ height=”190″ />

O I Encontro Maranhense de Física terá início na próxima segunda-feira, 06, e irá ocorrer até o dia 09/07/2020. O evento que ocorrerá totalmente de forma remota em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tem como escopo principal agregar virtualmente, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de Física. O evento é organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

As atividades compreenderão Webinários, que tratarão sobre o Ensino de Física, Divulgação Científica, Cosmologia e Nanociência, além de mesa redonda, oficinas e entrevistas. O evento contará com palestrantes locais (IFMA/UFMA/UEMA/UNDB), nacionais (UFF/UFCG) e internacionais (Universidade do Porto, Portugal e Centro Internacional de Física Teórica – ICTP, Triste-Itália).

As inscrições e mais informações sobre o evento podem ser encontrados no site do evento, clicando aqui.

O I Encontro Maranhense de Física obteve uma boa projeção a nível nacional com cerca de 770 inscritos.

Segue os links de todas as palestras, entrevistas e mesa redonda:

1. Webnário: Metodologias ativas para o ensino de Física: as competências para o século XXI
  2. Entrevista: Ações do Instituto Federal do Maranhão para combater a pandemia causada pela covid-19
  3. Webnário: Espectroscopia Raman para Identificação de Microplásticos em Organismos Marinhos
  4. Webnário: From alpha to omega: improved tests of the stability of fundamental couplings and their cosmological implications
  5. Webnário: A hipótese do quantum de luz de Einstein e o efeito fotoelétrico
  6. Entrevista: Biofísica e covid-19: como a física experimental pode ajudar no combate à pandemia e as mudanças nas rotinas de pesquisa
  7. Mesa-Redonda virtual: Covid-19 no Maranhão
  8. Webnário: Modelagem Molecular Aplicada ao Estudo de Estruturas Biológicas
  9. Webnário: Etnoastronomia dos Tupinambás: uma riqueza desconhecida
  10. Webnário: Modelos de Formação de Estruturas no Universo e levantamento (suervy) de galáxias
  11. Webnário: Uptunneling to de Sitter
  12. Encerramento:  COMITÊ ORGANIZADOR (UFMA-UEMA-IFMA)

Comitê Organizador:

Prof. Samir Silva Coutinho – IFMA;

Prof. Fernando Moucherek – UEMA;

Prof. Eduardo Moraes Diniz – UFMA;

Prof. Edvan Moreira – UEMA;

Prof. José Raimundo Costa da Luz – SEDUC/MA.