Curso de Física participa da ação “Criança Engenharia”

Por em 15 de outubro de 2017

A 3ª edição da “Criança Engenharia” da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi realizada na última terça-feira (11), no Campus Paulo VI. O evento organizado por alunos e professores da instituição objetivava estimular a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como o meio ambiente, através de oficinas socioeducativas e culturais com um diferencial de articulação integrada. Nesta edição, mais de 1200 crianças de escolas públicas e particulares do bairro Cidade Operária, em São Luís, estiveram presentes e participaram das diversas atividades oferecidas pelos cursos da UEMA.

Para a 3ª ação da “Criança Engenharia” o Curso de Física levou para o jovem e entusiasmado público uma gama de atividades como, por exemplo, um leve conhecimento sobre o funcionamento dos telescópios e sua utilidade, observação solar com filtros apropriados, exibição ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) orbitando a Terra, simulação de eclipses (realizadas pelo OBAFIS), funcionamento de um circuito elétrico, além da distribuição de livros para a construção de pequenos experimentos. Em parceria com a Engenharia Civil, as crianças ainda estiveram em contato com alguns experimentos como o funcionamento de um painel solar, Gerador de Van de Graaff, disco de Newton, desvio da luz através das lentes.

De maneira leve e bem lúcida, todas as atividades contribuíram para o enriquecimento dos conhecimentos dos pequenos ouvintes além de proporcionar uma aula bem diferenciada sobre o que todos eles irão ver daqui há um tempo, mas que estão presentes no cotidiano de cada um.

Confira abaixo uma pequena galeria das atividades realizadas:

Explicação sobre os telescópios.

Demonstração de um circuito em série.

Simulação de um eclipse solar.

Crianças observando o Sol.

Explicação sobre o disco de Newton

Exibição da ISS orbitando a Terra.