Projeto OBAFIS realizou a observação do eclipse solar para a comunidade


Por em 23 de agosto de 2017



A tarde da segunda-feira, 21, ficará para sempre na memória das pessoas que se prontificaram a observar um dos mais belos fenômenos da natureza, um eclipse solar. Promovida pelo Observatório Astronômico do curso de Física da UEMA (OBAFIS/UEMA), a observação encantou todo o público, que antes mesmo do início do eclipse, já esperavam apreensivos no entorno do Prédio de Física e Matemática no Campus Paulo VI.

A espera acabou às 16h17min, quando a Lua começava a bloquear os raios solares dando início ao espetáculo que se estenderia até instantes antes do pôr do Sol. A observação do eclipse parcial solar através de telescópios com filtros apropriados ou com filtros para observações a olho nu, possibilitou uma impressão ímpar e inesquecível do evento. “Realizamos a observação do eclipse com muito entusiasmo, pois, para muitos dos observadores, foi a primeira vez que viram esse fenômeno através das lentes de um telescópio”, aponta Ramon de Sá, aluno do projeto OBAFIS.

 Na cidade de São Luís, o ponto máximo do犀利士
eclipse foi às 17h12min onde a Lua esteve bloqueando 39,4% dos rais solares realizando um lindo contorno na imagem do Sol. Para犀利士5mg
 o Dr. Edvan Moreira, coordenador do Observatório, a realização da observação mostra que a UEMA participa do grande movimento que se tem pelo mundo para a divulgação da ciência e que o OBAFIS cumpriu seu papel ao proporcionar para diversas faixas etárias uma visão privilegiada do eclipse. “Éramos a terceira melhor capital a ver o eclipse, não poderíamos nos furtar em promover a observação”, ressalta o coordenador.

Eclipse Solar Parcial em São Luís. Foto: Thiago Andrade.



Últimas Postagens