Projeto OBAFIS exibe série “Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo” para comunidade


Por em 24 de abril de 2017



Na década de 1980 a popularização da ciência ganhou uma nova história quando Carl Sagan apresentava as maravilhas do Universo, em 13 episódios, através da série “Cosmos: Uma Viagem Pessoal”. Sagan, astrônomo norte-americano, é considerado o maior divulgador da ciência em toda a história e motivou gerações a ter interesse pelas mais diversas áreas da ciência.

Em 2014, houve uma releitura da série e desta vez Neil deGrasse Tyson, astrofísico norte-americano, apresenta com os mesmos 13 episódios os encantos do Universo e permeia sobre as mentes que ajudaram na nossa compreensão sobre o Cosmos.

A série “Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo”, apresentada pelo Tyson, é um convite para a nova geração se esbaldar na magnificência do Universo.

Dado o sucesso absoluto da série em todo o mundo, e do poder de divulgação científica que carrega, o Observatório Astronômico de Física da UEMA (OBAFIS/UEMA) exibirá os epsódios da série para toda a comunidade da IES e para a comunidade em geral. A exibição de “Cosmos” faz parte de uma gama de atividades que o projeto realiza para divulgavar a ciência na cidade de São Luís.

Para saber mais sobre o projeto clique aqui. Neste link você encontra algumas das atividades que o projeto já realizou.

 

SOBRE AS EXIBIÇÕES

A primeira exibição foi realizada no dia 05 de maio.

A segunda foi realizada no dia 19/05.

A terceira exibição foi realizada no dia 09/06.

A quarta exibição (e última do semestre 2017.1) será no dia 04/07.

Será exibido um episódio por dia, com uma duração de aproximadamente 45min, contendo mais 15min para uma mesa-redonda com o público. As exibições serão uma vez a cada 15 (quinze)* dias.

*Sujeito a mudança.

LOCAL: Auditório do CECEN (Centro de Educação, Ciência Exatas e Naturais)

HORÁRIO: 15h30min.

 

EXIBIÇÕES JÁ REALIZADAS

No dia 05 de maio,  no Auditório do CECEN – Campus Paulo VI, foi realizada a primeira exibição da série “Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo”. A ocasião contou com a presença do coordenador do Projeto OBAFIS, o professor Edvan Moreira, que em sua fala ressaltou a importância da promoção desse tipo de evento dentro da universidade como uma ferramenta para a divulgação dos saberes e da história da Astronomia para os acadêmicos.

犀利士
wp-image-308 size-medium” src=”http://www.fisica.uema.br/wp-content/uploads/2017/04/IMG_20170505_1625380661-300×169.jpg” width=”300″ height=”169″ 犀利士
/>



Últimas Postagens